Verificação do Desempenho Acústico de Pavimentos em CPA na rodovia BR158

Alessandro Alves

Gabriela Sturzbecher

Joani Paulus Covaleski 

Bibiana Zandoná

RESUMO: O ruído de tráfego resulta do acúmulo de emissões sonoras de todos os veículos, embora este seja oriundo de várias fontes que resultam da soma do funcionamento do motor, sistema de escape e da interação pneu/pavimento. As duas primeiras fontes de ruído afetam principalmente em baixas velocidades, enquanto que em velocidades acima de 50 km/h o ruído da interação pneu/pavimento é predominante. Na Europa, o ruído ambiental é um dos principais fatores que prejudicam à saúde, sendo a segunda maior causadora de doenças, perdendo apenas para a poluição do ar. A metodologia utilizada neste estudo segue a norma ISO 11819-1 usando o processo de medição de passagem, em que um medidor de NPS foi instalado ao lado da pista e mede-se o ruído máximo causado pela passagem de uma certa quantidade de veículos e através deste resulta o SPBI. O objetivo deste estudo é verificar a eficiência dos pavimentos “silenciosos” em reduzir o ruído nas rodovias. Buscou-se avaliar o desempenho de pavimentos com CPA executado na rodovia BR-158 e sua comparação com um piso tradicional da rodovia BR-158 em CBUQ Também foi realizado a avaliação da macrotextura através do ensaio de Mancha de Areia e ainda da microtextura por meio do experimento com o Pêndulo Britânico. Observou-se que os NPS obtidos no trecho em CPA são bem inferiores ao trecho padrão usado na comparação. Sabe-se que iniciativas nesse sentido são importantes para garantir um desenvolvimento qualificado, proporcionando qualidade de vida para a população e até mesmo prevenir danos à saúde.

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