Análise de qualidade ambiental do novo modelo integral de escola no Espírito Santo: Programa “Escola Viva”

Pedro Henrique Ribeiro Cortez

Luciana Aparecida Netto de Jesus

Larissa Leticia Andara Ramos

Álvaro José Bremenkamp

ABSTRACT: A importância da arquitetura escolar de qualidade está intrinsecamente relacionada com o bom desempenho do processo ensino aprendizagem. Pensar em conforto ambiental, em ambientes escolares, é oferecer garantia de um espaço adequado que forneça condições mínimas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Uma arquitetura pensada na qualidade ambiental também potencializa a eficiência energética do edifício, trazendo economia nos custos operacionais. Para proporcionar escolas de tempo integral, o Governo do Estado do Espírito Santo implementou o projeto “Escola Viva”, no qual os alunos, do 1º ao 3º ano do ensino médio, dispõem de um período letivo integral, onde, para além de disciplinas obrigatórias, regulamentadas pelo Ministério da Educação, também participam de atividades complementares como dança, música e teatro. Considerando a possibilidade de reprodução deste modelo pedagógico e tendo em vista a importância da arquitetura na garantia da qualidade de ensino, bem como em aspectos operacionais, este trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados da avaliação de indicadores de qualidade ambiental. Neste sentido, medições como, os níveis de ruído, iluminância e temperatura interna de salas de aula, foram aplicados no novo modelo “Escola Viva”, localizado no Bairro São Pedro, ES, afim de verificar não somente as mudanças pedagógicas, mas a eventual restruturação do espaço físico que garantam as necessárias melhorias socioambientais. Através da Avaliação Pós-Ocupação (APO), baseado em análises qualitativas e quantitativas, o presente trabalho apresentará como resultado falhas e oportunidades de intervenções no modelo construtivo, definindo estratégicas que atendam às atuais necessidades do ensino com horário integral, assim como, soluções que maximizem o conforto ambiental.