O Sistema Aeromovel como Proposta de Extensão da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca)

Ricardo Atta Abrahão

Fernando Luiz Cumplido Mac Dowell da Costa

Celso Romanel

RESUMO: O Sistema Aeromovel é um meio de transporte automatizado em via elevada, de concepção brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, sem condutores a bordo, necessitando de estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática, na qual uma corrente de ar é gerada por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, conduzida através de um duto localizado dentro da via elevada. A pressão do ar atua sobre uma placa metálica, semelhante uma vela de barco invertida fixada por uma haste ao veículo, que provoca o movimento do mesmo sobre rodas de aço apoiadas em trilhos guia. No município do Rio de Janeiro, como parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, a recém construída Linha 4 do Metrô ligará o bairro de Ipanema ao Jardim Oceânico na Barra da Tijuca, uma antiga reivindicação dos seus moradores. Nesse projeto, como extensão da Linha 4 ao Terminal Alvorada de ônibus, distante 6km pela avenida das Américas, optou-se pela continuidade do chamado trecho 0 da linha Transoeste do Sistema BRT que, certamente, não será suficiente para absorver os passageiros que utilizam o Metrô. Uma solução alternativa, que poderia ter sido avaliada, seria a ligação do referido trecho por veículos do Sistema Aeromovel, cuja economia e capacidade seriam certamente superiores as dos veículos BRT, além de apresentarem vantagens importantes nos aspectos de segurança, economia, eficiência e por não emitirem gases poluentes para a atmosfera.