Mudanças climáticas e patrimônio arquitetônico: Sítio histórico de Santa Leopoldina [ES]

Luciana da Silva Florenzano

Renata Hermanny de Almeida

ABSTRACT: Este artigo discute os impactos das mudanças climáticas no patrimônio arquitetônico, considerando os eventos meteorológicos extremos como as inundações e precipitações elevadas e alertando para a condição de risco do Sítio histórico de Santa Leopoldina, localizado na região centro-serrana do Estado do Espírito Santo. Situado às margens do Rio Santa Maria da Vitória, o sítio sofre o impacto de recorrentes inundações responsáveis pela inundação total e parcial dos edifícios situados no corredor histórico da cidade. Considerando que projeções confiáveis para o futuro devem consistir na compreensão das características destes eventos para que medidas de salvaguarda sejam efetivadas; em uma aproximação desta problemática, o artigo aborda eventos meteorológicos extremos e os impactos em sítios históricos, trazendo em seguida parâmetros climáticos da região de Santa Leopoldina. Os dados foram coletados no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e na Agência Nacional de Águas (ANA) e tratados em Excel por meio da elaboração de gráficos. Em uma perspectiva alargada, traz como objetivo a discussão quanto ao posicionamento da sociedade frente as mudanças climáticas e as consequências no patrimônio arquitetônico.