RESUMO: O crescimento urbano tem sido pautado na ocupação dispersa e privilégio do uso do automóvel, excessiva subtração de espaços livres e áreas verdes, intensa impermeabilização do solo, bem como de arborização urbana insuficiente, decorrendo em diversos problemas urbanos de ordem bioclimática, os quais podem ser mitigados através de estratégias de infraestrutura verde aplicadas no espaço público. Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de uma área no Centro Histórico de Vitória-ES e indicar a viabilidade da utilização de estratégias de infraestrutura verde para requalificação urbana com foco no pedestre. A metodologia utilizada envolveu: pesquisa bibliográfica internacional e nacional sobre infraestrutura verde e estudos de caso, levantamento de campo, entrevistas com pedestres, sistematização, análise e formulação de recomendações. O levantamento físico permitiu observar a diversidade de espaços livres, em sua morfologia, arborização, ambientação, oferta de atividades e mobiliários, diversos problemas de infraestrutura, intensidade de fluxos de veículos e privilégio de automóveis no espaço livre público, problemas graves de acessibilidade, além de outros de ordem bioclimática, como diversos pontos de alagamento. O estudo demonstrou que mesmo nos trechos mais consolidados e com menor espaço disponível, é possível a utilização de soluções de baixo impacto, mas com grande potencial de reabilitação urbana, tendo a rua como a mais disponível forma de espaço livre público.
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