Estudo de caso: Comparativo entre os orçamentos de uma escola urbana ou rural executada utilizando-se materiais convencionais e materiais não convencionais

Gabriel Vieira Lopes

Maria Luiza Oliveira Braga

Maruska Tatiana Nascimento da Silva Bueno

RESUMO: O presente trabalho destina-se a comparar um orçamento da construção de uma escola urbana ou rural construída utilizando materiais convencionais da construção civil, com um orçamento utilizando soluções sustentáveis com materiais não convencionais. Por meio do comparativo busca-se demonstrar que é possível executar o mesmo empreendimento com um menor custo e mínima degradação ambiental, além de proporcionar uma interação social atendendo às três esferas da sustentabilidade: econômica, ambiental e social. Com o estudo da construção convencional de uma escola licitada, no município de Araripe-CE, esta pesquisa apresenta possíveis substituições sustentáveis, tais como: utilização de tijolo solo cimento em lugar do convencional bloco cerâmico, telhas leves feitas com reciclagem de garrafas PET em substituição às telhas coloniais, piso de cimento queimado onde fosse possível a substituição da cerâmica e por fim a utilização do concreto drenante nas calçadas, tudo objetivando uma menor degradação do meio ambiente e demonstrando que além de ecologicamente correto é possível obter uma economia final no orçamento da obra. O preconceito e a falta de conhecimento são grandes impeditivos para a não substituição de tais materiais. O presente trabalho teve o objetivo de informar e demonstrar a qualidade equiparada dos materiais sustentáveis além do possível benefício orçamentário proveniente de sua utilização.

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