Balcões refletores e a disponibilidade da iluminação natural em salas de aula: O caso do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Colatina

Sirana Palassi Fassina

Andréa Coelho Laranja

RESUMO: O presente estudo trata da iluminação natural no ambiente interno, com foco específico nos ambientes escolares. O objetivo é demonstrar a influência de balcões refletores, associados à elementos bloqueadores da luz solar direta, na disponibilidade da iluminação natural em salas de aula. O objeto de estudo são as jardineiras existentes próximas às janelas da sala de aula do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Colatina, as quais não são utilizadas para este fim, sendo aqui intituladas de balcões refletores. Avaliou-se, através de simulações no TropLux, a disponibilidade de iluminação natural nas salas, variando-se a geometria dos balcões, associados também às prateleiras de luz e brises, no Céu 7 (Parcialmente encoberto) e Céu 12 (Claro) e nas orientações Norte e Sul. A análise dos resultados foi feita em função do período letivo, abrangendo fevereiro à novembro para a análise das UDIs, e em função de dois dias do ano, 24/09 e 24/11 para análise das curvas isolux. Conclui-se que há uma maior potencialidade do modelo “balcão refletor com superfície inclinada para o exterior e associado ao brise” na iluminação natural do ambiente interno: melhor distribuição das iluminância nas horas do dia, além de menor contraste da iluminação entre os pontos mais profundos da ambiente e os pontos mais próximos da abertura.