RESUMO: Os espaços livres públicos do campus Alaor de Queiroz Araújo (também chamado campus de Goiabeiras) da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado em Vitória-ES, são considerados elementos qualificadores da sua infraestrutura física e desempenham papel relevante na configuração da ambiência necessária ao pleno desenvolvimento acadêmico, uma vez que, em grande parte, são destinados à permanência, fruição e descanso, bem como a interação e integração dos usuários deste campus, especialmente a comunidade universitária, mas também o público externo que procura desfrutar das amenidades ali presentes. Por essa razão, foi desenvolvido um estudo específico sobre essas áreas, como parte da revisão do Plano Diretor Físico desse campus. O objetivo geral do trabalho de pesquisa aqui exposto foi o de identificar e avaliar as áreas propícias ao encontro e/ou permanência dos usuários no campus, classificando-as segundo o seu grau de importância e apropriação efetiva por parte dos mesmos, a fim de estabelecer diretrizes para o crescimento e ampliação da infraestrutura física, especialmente a construção de novas edificações, concernentes com a preservação destes espaços. De acordo com os procedimentos previamente estabelecidos, foram identificadas as áreas com uso consolidado ou com potencial para tanto caracteristicamente de integração, onde foram observados diversos aspectos qualificadores do espaço, tais como: arborização, mobiliário, pavimentação, manutenção do espaço, iluminação, acesso, dentre outros. Foram então realizadas coletas e análises de dados, obtidos através de visitas periódicas a estas áreas em diferentes pontos, dias e horários, com auxílio de registros fotográficos, anotações e aplicação de questionários junto aos usuários, além da observação do comportamento dos mesmos nestes locais. A partir da coleta de dados em campo e outras informações pesquisadas, foram atribuídas classificações aos espaços em estudo e procedida a avaliação dos aspectos negativos e positivos presentes em cada um dos locais investigados estabelecendo as características comuns mais relevantes entre os mesmos.
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