Sustentabilidade no planejamento urbano: ilhas de calor

Ricardo Henryque Reginato Quevedo Melo

Evanisa Fatima Reginato Quevedo Melo

Rodrigo Henryque Reginato Quevedo Melo

Francisco Gerhardt Magro

Thiago Miranda dos Santos

Eduardo Madeira Brum

RESUMO: Atualmente as mudanças climáticas vêm exigindo que o planejamento urbano necessite de medidas drásticas para tentar amenizar os efeitos do aumento da temperatura, bem como acentuação dos efeitos das ilhas de calor. Sendo que uma das preposições adotadas para um planejamento urbano sustentável, leva em consideração a remediação e a prevenção das ilhas de calor e redução das temperaturas elevadas. Deste modo, o artigo busca através de uma serie de amostragem de temperaturas in -loco em um ambiente urbano de Passo Fundo e dentro do campus da Universidade de Passo Fundo, localizar, propor e justificar soluções de planejamento urbano que promovam a sustentabilidade e amenização das variáveis climáticas através da analise dos resultados obtidos com os conhecimentos da ambiência urbana. Utilizando os dados e as analises dos monitoramentos prévios em conjunto com os dados atualizados neste trabalho,foi possível atentar sobre a influencia de construções no meio ambiente local sem o devido estudo dos efeitos no entorno de sua construção.