Isolamento a sons aéreos – NP EN ISO 16283-1 2014 procedimento geral vs procedimento de baixa frequência

Paulo Silva

Luís Bragança

ABSTRACT: A norma NP EN ISO 16283-1:2014, estabelece metodologias de ensaio para determinação do isolamento sonoro a sons por condução aérea. São definidos dois procedimentos de ensaio distintos: procedimento geral e procedimento de baixa frequência. A aplicação destes métodos difere consoante a volumetria dos compartimentos de ensaio. Enquanto o primeiro é para compartimentos entre 25 m3 e 250 m3, o segundo é aplicável a compartimentos maiores ou iguais 10 m3 e menores que 25 m3.
Com a restrição de aplicação do procedimento geral a compartimentos com menos de 25 m3, impõe-se a aplicação do método de baixa frequência. No entanto, a legislação em vigor não prevê o enquadramento para este parâmetro.
Foram realizados nove ensaios de isolamento a sons por condução aérea em compartimentos com volume inferior a 25 m3, de forma a analisar a diferença de valores com a aplicação do método de baixa frequência e quais os constrangimentos da sua aplicação.
Devido à aplicação do método de baixa frequência verificou-se sempre um decréscimo do isolamento sonoro a sons aéreos entre espaços, o que em alguns casos resultou na transição do cumprimento para um incumprimento legal. Este método tem duas particularidades que dificultam a sua aplicação em ensaios: a primeira é do ponto de vista da conceção dos espaços, dado ser de difícil aplicação devido ao reduzidíssimo número de compartimentos recetores com volume inferior a 25 m3, a segunda é do ponto de vista técnico, uma vez que é um procedimento mais complexo de executar.

Open PDF