Ensino da concepção arquitetônica bioclimática com auxílio de maquetes físicas e heliodon

Aline Silva Sauer

Sandra Moscon Coutinho

Flávia Moura de Mello

Jorge Luiz Có

RESUMO: A incorporação de estratégias bioclimáticas no projeto arquitetônico determina o conforto dos usuários e o desempenho das edificações, levando a redução do consumo energético. Entretanto, algumas escolas de arquitetura ainda priorizam o ensino compartimentado e não estimulam suficientemente as experiências didáticas multidisciplinares, levando o aluno a dissociar a teoria da prática arquitetônica, o que gera conflitos entre o projeto desejado e o real desempenho da edificação. Assim, este artigo objetiva apresentar uma experiência didática que utilizou o processo projetual, desenvolvido na disciplina de Projeto de Arquitetura, como veículo de aprendizado dos conceitos de geometria da insolação, apresentados na disciplina de Conforto Ambiental. O método utilizado consiste em: exposição teórica dos conceitos de geometria da insolação e sua influência no desempenho da edificação, durante a disciplina de Conforto Ambiental I; aplicação destes conceitos no projeto arquitetônico desenvolvido na disciplina de Projeto de Arquitetura III; simulação das maquetes físicas no heliodon; e aplicação de questionário visando analisar a percepção dos alunos diante da experiência. Como resultado, constatou se que os experimentos práticos melhoram a compreensão dos conceitos e fenômenos estudados em Conforto Ambiental e que a integração de disciplinas aumenta o interesse dos alunos na aplicação das estratégias bioclimáticas em seus projetos arquitetônicos.