Aplicação de novas metodologias no curso de engenharia civil da UFES

Letícia Soares Rabbi Siqueira

João Luiz Calmon

Karla Moreira Conde

ABSTRACT: Devido ao reconhecimento e aceitação da tecnologia Building Information Modeling BIM, os profissionais atualmente enfrentam uma nova transição: do CAD para o BIM, como aconteceu a 30 anos, da prancheta para o CAD. As Universidades são essenciais neste processo. Se os princípios teóricos e práticos do BIM estiverem incluídos nas matrizes curriculares poderá ser satisfeita a demanda por mão de obra qualificada exigida pelo mercado de trabalho. É necessário reavaliar o currículo dos cursos de graduação e checar a possibilidade de implantar novos conceitos que possam agregar valor à formação em engenharia civil, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Este artigo aborda a discussão teórica aplicada ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o objetivo de realizar um mapeamento inicial do curso de engenharia civil, por meio de questionários aplicados a alunos, visando incluir novas metodologias (BIM e PBL) na formação do engenheiro civil, com a integração de disciplinas que envolvem projetos. Para tal, foram desenvolvidos e aplicados questionários aos alunos e tabulados e analisados os resultados iniciais. Os resultados iniciais indicam a receptividade dos alunos em relação à inserção de novas tecnologias e métodos de ensino em engenharia civil. Em etapas futuras, pretende-se realizar entrevistas com professores para a proposição de intervenções no curso de engenharia civil, de modo a contribuir na formação de profissionais preparados para atender às demandas do mercado de trabalho.