Análise da aplicação de materiais de mudança de fase para armazenamento de energia em edifícios Portugueses

José Pinheiro

Catarina Araújo

Luís Bragança

ABSTRACT: O consumo e a produção de energia está associado a impactes ambientais muito elevados. O setor dos edifícios é um dos que mais contribui para estes impactes. Isto devese em parte à existência de padrões de conforto cada vez mais exigentes e a um elevado ritmo de crescimento da população. O consumo de energia nos edifícios residenciais está maioritariamente associado ao aquecimento e arrefecimento do ambiente interior, de forma a obter maior conforto térmico dos ocupantes. Uma solução para reduzir estes consumos é a implementação de tecnologias e materiais de mudança de fase para armazenamento de energia térmica de forma a obter o maior rendimento económico e conforto térmico. O número de estudos sobre esta temática tem aumentando ao longo dos anos, demonstrando os benefícios deste tipo de tecnologias. Desta forma, o principal objetivo deste estudo passa pelo estudo de tecnologias construtivas com incorporação de materiais de mudança de fase para armazenamento de energia em edifícios. Os estudos a este nível permitiram concluir que a utilização deste tipo de materiais nos edifícios tem grande potencial de poupança energética. Permitiram ainda verificar que a viabilidade económica deste tipo de soluções em Portugal é ainda limitada dado ao custo inicial dos PCMs.