A iluminação natural no ambiente interno em função das aberturas

Indiara Maria Vieira Barbieri

Andréa Coelho Laranja

Cristina Engel de Alvarez

RESUMO: A iluminação natural é um importante item utilizado em projetos energeticamente eficientes. Além de proporcionar ambientes mais saudáveis e agradáveis para a permanência humana, o dimensionamento adequado das aberturas proporciona um melhor aproveitamento da iluminação natural, reduzindo o consumo de sistemas de iluminação artificiais. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o comportamento da iluminação natural no ambiente interno em função da variação das aberturas, em específico as áreas das janelas. Através do software TropLux foram realizadas simulações computacionais, no qual, são estabelecidos pontos específicos dispostos no ambiente em estudo em horários e dias do ano pré-estabelecidos, sendo geradas médias anuais de iluminância e percentuais de horas do intervalo das UDI (Useful Daylight Illuminances). As simulações foram feitas em um ambiente de geometria retangular, na cidade de Vitória de constata-se que para todas as situações testadas, o aumento da área das janelas ocasiona o ganho da iluminação natural, ressaltando-se, porém, que há um limite entre o aumento das áreas de abertura e o ganho de iluminação natural. Verifica-se também que para todos os céus, o aumento das aberturas provoca uma elevação no percentual útil de iluminação no aumento de abertura provoca uma significativa elevação no intervalo UDI>2000 (excessivo), necessitando do uso de sombreadores solares.