A evolução do marketing da sustentabilidade no mercado imobiliário do Espírito Santo

Márcia Bissoli-Dalvi

Mariany Abreu de Oliveira

Suelem Bertollo Marques

Cristina Engel de Alvarez

RESUMO: No Espírito Santo, a Região Metropolitana da Grande Vitória concentra a maior parte do mercado imobiliário do Estado. Apesar da relevância da região, constatou-se que a exploração do marketing da sustentabilidade nesse cenário tem se estruturado de forma inconsistente e pontual. Assim, objetivando diagnosticar a evolução desse tipo de marketing nos últimos anos para esse mercado específico, realizou-se um estudo comparativo dos folders divulgados no Salão do Imóvel nos anos de 2009 e 2015. O material recolhido nos eventos reúne as principais construtoras e incorporadores do Estado e a maior parte dos empreendimentos comercializados. Após a compilação das informações dos folders dos empreendimentos comerciais e residenciais, foi realizado um levantamento estatístico a respeito dos dados obtidos e estruturada uma análise crítica de causas e consequências diante dos resultados, embasada por uma pesquisa teórica acerca do tema. Em relação à importância dada à sustentabilidade, constatou-se, a partir dos resultados obtidos, que esta preocupação tem sido negligênciada pelo mercado imobiliário local. Observa-se, por exemplo, que o número de abordagens divulgadas nos empreendimentos analisados nos dois anos segue em um ritmo decrescente e este resultado esta vinculado,  provavelmente, às causas relacionadas aos contextos econômico e político vivenciados nos anos tratados.

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